2011/04/28

Vitorino Magalhães Godinho (1918-2011)

Faleceu Vitorino Magalhães Godinho, um dos grandes pensadores portugueses do século XX e um dos nossos historiadores mais reconhecidos. Desde que entrei para a licenciatura, já lá vão dez anos, é pelo menos o quarto grande nome que vejo partir. Fica na minha biblioteca um livro da sua autoria...
Nas palavras do Presidente da República Portuguesa (sim, ele não intervém, mas continua a existir e a fazer outras coisas):
Vitorino Magalhães Godinho foi um dos mais notáveis historiadores do século XX. Autor de uma vasta obra sobre Portugal e o Mundo que os Portugueses revelaram através dos Descobrimentos e da Expansão dos séculos XV e XVI, Vitorino Magalhães Godinho marcou sucessivas gerações de historiadores e cientistas sociais pelo carácter inovador, pela erudição e pelo rigor da sua investigação.
Homem de conduta cívica exemplar, profundo amante da sua Pátria, abandonou o exílio e a sua carreira académica em França para regressar a Portugal logo após o 25 de Abril de 1974. Foi Ministro da Educação do II e III Governos Provisórios e nunca deixou de assumir a atitude crítica que a sua responsabilidade cívica exigia face aos problemas da sociedade portuguesa.
Portugal perdeu um grande homem de cultura. O seu exemplo como cientista, professor e cidadão perdurará na memória dos que com ele privaram, dos que tiveram o privilégio de o conhecer e admirar como académico e de todos os que através da sua obra e do seu ofício de historiador renovam dia a dia o legado de um Portugal aberto ao Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário